Banner digital retangular horizontal com fundo cinza escuro. Na parte superior, à esquerda, em laranja, o logotipo do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva: um coração é formado por duas letras S unidas; a segunda em posição espelhada. À direita, em letras brancas: I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade. Na grafia de Acessibilidade, as duas letras S, em laranja, têm a mesma forma do logotipo do Fórum. Abaixo, em laranja: 16 e 17 de agosto de 2017. Centralizado, na parte inferior do banner, em cinza claro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Cidade Universitária.

I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade

Alunos, professores e técnicos realizam o
I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade

Alunos, professores e técnicos da Universidade Federal do Rio de Janeiro realizam, nos dias 16 e 17 de agosto, o I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade. O evento vai acontecer no Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (mais conhecido como Quinhentão), localizado no subsolo do Bloco K do Centro de Ciências da Saúde (CCS), na Cidade Universitária (Ilha do Fundão), à Avenida Carlos Chagas Filho, número 373, no Rio de Janeiro.

O I ESUA é uma promoção da Reitoria por meio do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (FPAI), realizado pela Comissão Executiva e pela Câmara Acadêmica do FPAI em parceria com o Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Comunicacionais (NCE/UFRJ) e conta com o apoio do Sistema de Alimentação da UFRJ e da Cibus Empresa Júnior dos Cursos de Gastronomia e Nutrição.

Destinado a todo Corpo Social da Universidade, inclusive aos terceirizados, o I ESUA tem por objetivo elucidar sobre a relevância da acessibilidade e da quebra de barreiras atitudinais e comunicacionais com vistas ao convívio igualitário e à inclusão das pessoas com deficiência no ambiente acadêmico. O evento vai contar com os recursos de LIBRAS e audiodescrição. As inscrições são gratuitas e é imprescindível que sejam feitas previamente, até o dia 14 de agosto, pela internet. Para participar, os interessados devem se inscrever acessando o link disponível no final desta apresentação. Não serão aceitas inscrições no dia do evento.

A programação do I ESUA tem início às 8h da manhã do dia 16 de agosto, com o credenciamento dos participantes. Das 9h às 10h acontece a cerimônia de abertura. Das 10h às 12h, segue-se a apresentação do Módulo de Acolhimento, estruturado em três tópicos. Em forma de palestra, o primeiro e o segundo tópicos reúnem, respectivamente, legislação e orientações para melhor acolher e conviver com pessoas com deficiência a recursos de Tecnologia Assistiva. O terceiro é uma atividade prática, quando os participantes vão vivenciar uma breve experiência com relação à deficiência.  Visando oportunizar a participação no I ESUA a todo Corpo Social da UFRJ, o Módulo de Acolhimento será apresentado também à tarde (das 14h às 16h) e à noite (das 18h às 20h) no dia 16 de agosto e mais uma vez na manhã do dia 17 (das 10h às 12h). Todas as apresentações vão acontecer no Quinhentão onde também encerra-se o I ESUA na tarde do dia 17, das 14h às 17h, com a realização da Plenária mensal do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva.

Faça sua inscrição no I ESUA.

Entenda como funciona a áudio descrição das imagens na internet.

ATENÇÃO!

Devido a problemas relacionados ao sistema de informações da Universidade ao longo da última semana, a Comissão Organizadora do I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade (I ESUA) informa que os interessados em participar poderão fazer as inscrições nos dias do evento.

O credenciamento será feito no local de realização do evento (Auditório Prof Rodolpho Paulo Rocco–Quinhentão–CCS–Cidade Universitária-RJ), sempre uma hora antes do início de cada apresentação, conforme programação a seguir. Aproveitamos a ocasião para informar, principalmente às pessoas com deficiência visual, que o serviço de audiodescrição ao vivo será transmitido por rádio, por meio de aparelhos de telefones celulares ou por rádios de pilha e, para tanto, é importante levar seus equipamentos com fones de ouvido. Informamos que o evento contará também com o recurso de LIBRAS.

Dia 16 de agosto (quarta-feira):

Manhã: Credenciamento: de 8h às 9h
Cerimônia de Abertura: das 9h às 10h
Apresentação do Módulo de Acolhimento: das 10h às 12h
Tarde: Credenciamento: de 13h às 14h
Apresentação do Módulo de Acolhimento: das 14h às 16h
Noite: Credenciamento: de 17h às 18h
Apresentação do Módulo de Acolhimento: das 18h às 20h

Dia 17 de agosto (quinta-feira):

Manhã: Credenciamento: das 9h às 10h
Apresentação do Módulo de Acolhimento: das 10h às 12h

Baixa a APRESENTAÇÃO realizada pela Câmara 2: