imagem-vazia

Dirac recebe facilitadores de aprendizagem para curso de Libras

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é reconhecida legalmente como meio de comunicação e expressão no Brasil. A Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), ciente da importância da Libras e da necessidade de capacitação da equipe, vem realizando ações com o objetivo de aproximar surdos e os servidores da diretoria.

Entre as iniciativas está a realização do curso básico de Libras, destinado ao público interno da Dirac, iniciado em 16/01. Os facilitadores de aprendizagem, selecionados a partir do Edital n. 960/2018, ministrarão as aulas até fevereiro.

Para Rafael Damaceno Dias, Técnico em Assuntos Educacionais – Educação Especial – da Dirac, o curso é muito importante: “A partir do contato com os facilitadores, ao mesmo tempo que temos acesso a um conhecimento técnico e científico relacionado à Libras, também conhecemos o cotidiano da comunidade surda, seus problemas, suas dificuldades e todo o universo criativo que ela cria para derrubar as barreiras que impedem que haja uma universidade inclusiva.”

O servidor Paulo Arruda também foi um dos participantes do curso. Ele conta que, mais do que um curso de Libras, a iniciativa é um convite à reflexão. “Entender o mundo pela perspectiva dos surdos/deficientes auditivos nos permite pensar em como podemos, e devemos, nos adaptar para garantir sua inclusão”, ressaltou.

Sala de aula com projetor de slides. Na apresentação do slide está escrito


Sala de aula durante a realização do curso. Ao fundo, servidores da Dirac debatem o tema da aula.