imagem-vazia

Facilitadores de Aprendizagem

Prezado(a) coordenador(a), você possui em seu curso algum aluno(a) com deficiência?

A Diretoria de Acessibilidade possui um cadastro de reserva de Facilitadores de Aprendizagem que trabalham no apoio aos estudantes com deficiência. Esses facilitadores são um recurso fundamental para a inclusão desses discentes.

Os facilitadores são estudantes da própria UFRJ, preferencialmente pertencentes ao mesmo curso (ou área afim) dos alunos com deficiência a serem apoiados.

O facilitador de aprendizagem acompanha os discentes com deficiência nas aulas e demais atividades acadêmicas. Além disso, ele atua como mediador nas relações entre esses estudantes com os professores e demais integrantes da turma, promovendo comunicação e participação.

Solicitar um facilitador de aprendizagem para o estudante com deficiência matriculado em seu curso é simples. Basta preencher o formulário abaixo, com o nome do estudante a ser auxiliado, e enviar à Diretoria de Acessibilidade (Dirac/UFRJ).

Downloads relacionados:
Formulário de solicitação de Facilitador de Aprendizagem (PDF)

Formulário de solicitação de Facilitador de Aprendizagem (DOC)

Formulário de solicitação de Facilitador de Aprendizagem (TXT)

Editais de Facilitadores de Aprendizagem:

Edital Nº 916, de 12 de dezembro de 2019 – Seleção de facilitadores de aprendizagem – Ênfase em LIBRAS

Edital Nº 915, de 12 de dezembro de 2019 – Seleção de facilitadores de aprendizagem

Edital Nº 130, de 2 de abril de 2019 – Seleção de facilitadores de aprendizagem – Ênfase em LIBRAS

Edital Nº 60, de 18 de fevereiro de 2019 – Seleção de facilitadores de aprendizagem

Edital Nº 960, de 22 de novembro de 2018 – Seleção de facilitadores de aprendizagem – LIBRAS

Edital Nº 762, de 04 de setembro de 2018 – Seleção de facilitadores de aprendizagem