O que é a Diretoria de Acessibilidade – DIRAC?

A Diretoria de Acessibilidade (DIRAC), vinculada ao Gabinete do Reitor, trabalha coletando dados relativos à acessibilidade na UFRJ, identificando demandas e necessidades, mantendo interlocução com as diversas instâncias dentro e fora da universidade, sugerindo e propondo aquisição e adaptação de mobiliários e materiais didático-pedagógicos adaptados, apoiando execução de eventos, campanhas e ações para a garantia da cidadania.

Nossa maior meta inicial é organizar a construção da política de acessibilidade da UFRJ e nossa maior missão cotidiana é orientar as unidades da UFRJ a promoverem a acessibilidade e a consequente inclusão de todas as pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e altas habilidades/superdotação da UFRJ.

A DIRAC é formada por uma Direção e uma Divisão de Orientação e Suporte (DOS), composta por quatro núcleos:

Núcleo Pedagógico
Atua em atividades de orientação pedagógica a partir das demandas apresentadas pelas coordenações de cursos e COAAs de toda a UFRJ. Elabora e divulga informações pedagógicas relevantes sobre o tema da acessibilidade, por meio de cartilhas, folders e site da DIRAC. Planeja oferecer cursos de capacitação aos docentes e técnicos administrativos, além de oferecer orientações pedagógicas regulares aos facilitadores de aprendizagem.

Núcleo de Planejamento
Os integrantes deste grupo possuem a habilidade de reconhecer, analisar e lidar com oportunidades e riscos tanto internos quanto externos.
Dentre suas atividades de planejamento e gestão, podemos destacar: Confecção e publicação de Termos de Referência e Editais diversos; Realização de orçamentos e propostas para aquisição de materiais de tecnologia assistiva; traçar estratégias com os demais Núcleos com vistas ao acesso e permanência, com qualidade de alunos e servidores com deficiência na UFRJ.

Núcleo de Acessibilidade Física
Tem como objetivo dar orientação e suporte às Unidades da UFRJ nas questões de adaptações razoáveis e projetos dos espaços físicos acessíveis. Através de visitas técnicas, elaboramos relatórios de diagnósticos dos espaços afim de alertar para as deficiências dos mesmos em relação à Acessibilidade e Desenho Universal. Estas orientações são encaminhadas para EPLANs, ETU ou Prefeitura pelas Unidades. Além de participar de discussões e reuniões da Câmara Técnica de Orçamento da UFRJ, também integramos a Câmara 1 do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva (FPAI).

Núcleo de Comunicação
É responsável por promover amplo conhecimento sobre acessibilidade na UFRJ, trabalhando sempre em conjunto com os demais núcleos. Nesse sentido, atua na divulgação de ações e eventos temáticos, na articulação de contatos entre setores, na adequação da sinalização de espaços físicos, na elaboração de materiais de orientação pedagógica, no suporte técnico quanto aos usos de tecnologias assistivas, entre outras atividades.