Lançamento do livro: “Contribuições para uma UFRJ mais acessível e mais inclusiva: atenção às atitudes e à comunicação”

Ao Corpo Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

No dia 29 de outubro de 2021, por meio de reunião virtual, foi apresentado à Magnífica Reitora, a Profª Denise Pires de Carvalho, o livro “Contribuições para uma UFRJ mais acessível e mais inclusiva: atenção às atitudes e à comunicação”. A obra é uma produção coletiva de alunos, ex-alunos, técnicos e professores da Universidade Federal do Rio de Janeiro, a partir de conhecimentos e vivências, na abordagem de pessoas com deficiências e com transtornos. Trazê-lo ao Corpo Social neste momento de retorno gradual às nossas atividades presenciais é, portanto, oportuno. Segue excerto do documento apresentado pelos organizadores do livro à Magnífica Reitora:

“Durante o período de produção deste livro, compreendemos o sentido da palavra companheiro: aquele com quem compartilhamos o pão. E na partilha institucional e cotidiana nesta Universidade, compreendemos o pão como o conhecimento que nos alimenta a alma e que, portanto, ao manter em cada um de nós o sopro da vida, deve ser e permanecer um direito de todos, de fato.

Movidos pela certeza de que podemos colaborar para uma UFRJ cada vez mais acessível e mais inclusiva, reunimos nossos conhecimentos e nossas vivências sobre acessibilidade atitudinal e comunicacional em um livro, o qual, a nosso ver, está alinhado, Profª Denise, com a potência de sua vontade em relação à nossa Universidade, conforme suas palavras expressas nas páginas dos jornais, como na matéria publicada recentemente pelo Estadão e que dizia que 92% dos cursos de graduação da UFRJ são ótimos ou muito bons. Disse a Senhora: ‘A missão da UFRJ de contribuir para o avanço científico, tecnológico, artístico e cultural da sociedade brasileira se confirma com os indicadores. Somos uma universidade centenária que não quer fechar-se para si mesma, mas posicionar-se entre as potências na formação qualificada e emancipadora. Queremos não apenas estar nas melhores posições das avaliações e rankings acadêmicos, mas, de fato, construir respostas para os diversos desafios do nosso século’.

Coincidentemente, um destes desafios, Profª Denise, nos traz aqui neste momento: o de vermos a acessibilidade atitudinal e comunicacional tornar-se parte de nosso cotidiano acadêmico, de fato. Em nossa observação participante, estamos cientes do quanto ainda precisamos fazer para dar respostas concretas a este desafio. Ainda que com 92% de aprovação de nossos cursos, sabemos: existe muita desinformação sobre o quanto somos responsáveis, de fato, por cada ser humano para os quais abrimos as portas de nossa UFRJ para “companheirar” cotidianamente saberes e aprenderes; principalmente quando se trata de pessoas com deficiências, com mobilidade reduzida, com transtornos ou limitações de alguma ordem, o que se desdobra, ainda que involuntariamente, em atitudes capacitistas e muitas vezes excludentes.

Após refletirmos sobre a perspectiva de uma Hospitalidade Universitária que nos revele ao mundo como uma UFRJ acolhedora, de fato, elaboramos o documento que lhe apresentamos. Acreditamos ser a “Educação da Sensibilidade” uma das ferramentas por meio das quais iniciaremos uma nova jornada junto ao nosso Corpo Social, com vistas a romper as barreiras atitudinais, as mais complexas e que impedem às pessoas com deficiência, com mobilidade reduzida, com transtornos ou limitações de qualquer ordem a possibilidade de acessar “a formação qualificada e emancipadora”, expressas em suas palavras.

Apresentamos o nosso livro eletrônico em PDF acessível. A produção fora financiada com recursos do CNPQ por intermédio da Profª Vivian Rumjanek. Composto por quatro capítulos, em cada um deles pudemos nos expressar por meio de Linguagem Simples, a fim de contribuir para elucidar aspectos específicos relativos a cada tipologia de deficiência e transtorno. Em função do momento do ensino remoto devido à pandemia da COVID-19, também demos ênfase à acessibilidade digital. Escolhemos este modelo justamente para que o conteúdo possa ser amplamente compartilhado com todo o nosso Corpo Social.

Estamos cientes de que este nosso livro pela acessibilidade atitudinal e comunicacional não abraça todos os grupos em situação de exclusão, cujas discussões sobre acolhimento e pertencimento nesta Casa demandam não menos urgência!  É preciso unir nossos esforços e estamos dispostos a somar e agir!

Finalizamos esta apresentação, parafraseando o educador que inspirou esta produção. Em sua obra “A Educação pela Arte”, Herbert Read nos trouxe a noção da “Educação da Sensibilidade”, o que evidenciou a urgência de nos movermos: ‘’o objetivo da educação é a formação de artistas – pessoas eficientes nos vários modos de expressão”, disse ele. E alertou também: “É lentíssima a evolução da sociedade se comparada com a urgência do sonho dos indivíduos”. Portanto: que jamais nos esqueçamos de que deficiência não é o oposto de eficiência. Que estejamos e sejamos sensíveis para compreender.

 

Link para download: Livro UFRJ web

Verônica de Andrade Mattoso

(Professora do Departamento de Gastronomia do

Instituto de Nutrição Josué de Castro)

 

Leonardo Rocchetto Coelho

(Professor do Departamento de Ciências Biológicas

do Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes)

 

Vivian Mary Rumjanek

(Professora Emérita/colaboradora

do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo De Meis)

 

Rose Lane Loureiro Gadelha de Azedias

(Técnica em Assuntos Educacionais da Faculdade de Letras)