Assim que se vê com palavras
Você sabe como uma pessoa com deficiência visual consegue “ver” a imagem abaixo?
Por meio de uma audiodescrição que está contida na imagem e com o uso de um software de leitor de tela, que transforma o texto em áudio, uma pessoa com deficiência visual conseguirá formar a imagem.
Audiodescrição do banner digital do I ESUA
Banner digital retangular horizontal com fundo cinza-escuro. Na parte superior, à esquerda, em laranja, o logotipo do Fórum Permanente UFRJ Acessível e Inclusiva: um coração é formado por duas letras S unidas; a segunda em posição espelhada. À direita, em letras brancas: I Encontro de Sensibilização UFRJ pela Acessibilidade. Na grafia de Acessibilidade, as duas letras S, em laranja, têm a mesma forma do logotipo do Fórum. Abaixo, em laranja: 16 e 17 de agosto de 2017. Centralizado, na parte inferior do banner, em cinza-claro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro de Ciências da Saúde, Auditório Professor Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), Cidade Universitária.
Mas o que é audiodescrição?
É uma descrição objetiva da imagem. Usam-se palavras para descrever cada componente da imagem, peça, cartaz ou arte. A audiodescrição inclui as pessoas com deficiência de forma a garantir uma total compreensão da imagem.
E o que é um leitor de tela?
Um leitor de tela é um software que converte toda a informação visual em áudio. Isso significa que a pessoa com deficiência “escuta” a imagem e pode visualizar mentalmente cada um de seus aspectos.
O leitor de tela ainda apresenta a funcionalidade de indicar e avisar o usuário sobre todas as ações efetuadas no ambiente no qual ele se encontra.