Texto em letras azuis-esverdeadas: Tutoriais

Converter imagem em arquivos compatíveis com leitores de telas

Uma dica super-rápida de edição de material didático em formato de imagem (JPG, BMP, entre outros) em arquivos Docx e PDF, compatível com qualquer leitor de telas para alunos e servidores com deficiência visual e ou baixa visão.

PASSO 01 – Acessar o Site: https://online2pdf.com/

PASSO 02 – Clicar em: Selecione os arquivos (parte inferior da página).

tutorial01-imagem01

PASSO 03 – Na opção (Converter para:) obrigatoriamente selecione a opção Word 2007-2016;
Depois clique em (Converter)

*Para o correto reconhecimento dos caracteres do texto por meio de leitores de tela (NVDA, ORCA, entre outros) NÃO devemos converter o texto diretamente para a extensão PDF, e sim para DOCX. Este detalhe será de extrema importância para que o docente possa editar e/ou realizar quaisquer tipos de modificação no texto, além de garantir a correta transformação do arquivo no formato PDF.*

tutorial01-imagem02

PASSO 04 – Abrirá uma janela de atalho para abertura do texto: Este será o momento para a verificação dos caracteres e edição do texto, caso haja necessidade.

tutorial01-imagem03

PASSO 05 – Estamos chegando ao final do processo. Salve o arquivo já editado em formato DOCX, selecione o mesmo e faça a conversão para o formato PDF.

tutorial01-imagem04

PASSO 06 – PRONTO!! Seu texto já está pronto para ser salvo em formato PDF, ficando totalmente disponível para seu aluno/servidor e compatível com todos os recursos de tecnologia assistiva disponíveis.

tutorial01-imagem05

Downloads relacionados:
Passo a passo de conversão de arquivo (PDF)

Passo a passo de conversão de arquivo (DOC)

Passo a passo de conversão de arquivo (TXT)